Divulgada há pouco, a mais recente pesquisa Genial/Quaest apresenta um quadro desfavorável para o governo Lula (PT), que pela primeira vez aparece com avaliação negativa superior à positiva. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 26 de janeiro.
Aos números. A aprovação do trabalho que o presidente Lula vem realizando caiu cinco pontos, passando de 52% para 47%. Por outro lado, a desaprovação passou de 47% para 49%. O corte regional mostra que o Sul apresenta maior índice de desaprovação, 59%, enquanto o Nordeste tem a aprovação mais elevada, 67%.
Já sobre a avaliação do governo, 37% consideram negativa (31% na pesquisa anterior) e 31% positiva (33% antes). A mudança de humor da opinião pública é evidente.
Quanto aos rumos do país, 50% avaliam que está no caminho errado, e somente 39% na direção certa. Mais um dado ruim apontado pela pesquisa.
Já a questão das notícias sobre o governo, 43% avaliam que são sobretudo negativas, enquanto 28% têm a percepção de que são majoritariamente positivas. Nesse quesito, o Bolsa Família de R$ 600 é considerada a melhor notícia e a regulação do PIX a pior. Por sinal, nada menos que 66% dos entrevistados consideram que o Executivo errou mais do que acertou na polêmica envolvendo o PIX.
Sobre economia, o quadro geral é de piora para 39%, e de melhora para 25%. A chamada inflação dos alimentos aparece no levantamento - expressivos 83% dos entrevistados afirmaram que os preços subiram nos mercados.
Por fim, a segurança pública é apontada como o principal problema do país, seguida pelas questões sociais (23%), economia (21%) e saúde (14%).
O fato é que o governo atravessa um momento de fragilidade e não demonstra capacidade de reação. Pior, ao governo Lula falta uma marca. Não há comunicação que reverta essa situação.
André Pereira César
Cientista Político