É grande a expectativa, no governo brasileiro, quanto ao encontro da cúpula de líderes do G20, que ocorrerá a partir do próximo dia 17 no Rio de Janeiro. Importantes lideranças mundiais como Joe Biden e Xi Jinping, confirmaram presença, o que garantirá no mínimo uma foto de peso ao final do evento.
Mas o que pode sair de efetivo da reunião? Uma pauta extensa e também ambiciosa estará à mesa. Três temas foram propostos pelo governo Lula (PT), o anfitrião: combate à fome, à pobreza e às desigualdades, enfrentamento às mudanças climáticas e transição energética justa e a reforma da governança global.
Importante observar que não há consenso em torno do conteúdo da agenda e, mais ainda, a vitória do republicano Donald Trump nos Estados Unidos pode ser um obstáculo poderoso para o avanço das conversas nesse encontro e principalmente a partir do ano que vem. O presidente eleito já deixou claro que implementará políticas que, em muitos casos, vão no sentido contrário ao que vem se tentando até agora. Retrocesso em curso, do lado americano, provavelmente.
É evidente que a reunião apenas encerrará uma série de outros encontros que ocorreram no Brasil ao longo do ano - ou seja, há uma enorme base para se trabalhar. Temas como saúde, educação e economia já foram objeto de debates nessas reuniões prévias. Agora, a chamada vontade política dos líderes será posta à prova.
Uma preocupação extra para o governo brasileiro diz respeito ao problema da segurança pública no Rio de Janeiro. Por conta disso, um esquema poucas vezes visto será colocado em prática na cidade. A conferir.
Do lado de Lula também é importante mostrar que o Brasil tem plenas condições de continuar a organizar eventos desse porte. Toda atenção está sendo prestada aos mínimos detalhes.
Por fim, os olhos do mundo estarão voltados para cá e, caso bem sucedido, o Brasil ganhará pontos junto à comunidade internacional. Lembrando que esse será um teste para a COP30, que ocorrerá em Belém no final de 2025. Mas esse é outro desafio a ser enfrentado.
André Pereira César
Cientista Político